RESUMO DO PROJETO
Vivenciamos na atualidade situação com aumento gradativo do número de mudanças do contexto familiar e como de forma significativa encontram dificuldades no que se refere à atenção básica de saúde, nas famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência. É urgente o fomento de políticas articuladas e integralizadas que visam apoiar e fortalecer território e a família nesse sentido.
No cenário em que se encontram as situações acima mencionadas, há considerável fragilidade dos vínculos. A realidade que circunda famílias com crianças, com idosos e pessoas com deficiência é de desgaste das relações de cuidado e afeto, fragilizando e esgotando a convivência familiar e comunitária, principalmente pelas situações de baixa renda familiar, ressoando principalmente em situações de doenças físicas e psicológicas, sendo imprescindível o atendimento psicossocial às pessoas, pelo projeto.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As pessoas foram atendidas mediante, demanda espontânea e encaminhamentos, principalmente por unidade de saúde na região. Os profissionais atuaram no atendimento domiciliar/ou institucional no sentido de atender as especificidades do contexto familiar, isto é demandas de orientação de demandas de direitos, de atendimento psicológico por meio de oficinas de auto cuidados e de rodas de conversa.
Os atendidos tiveram a inscrição na instituição com dados socioeconômico, isto é dados pessoais, composição e renda familiar, contexto familiar e outras informações referentes aos atendimentos da área de saúde.
Orientação e encaminhamentos para serviços da saúde.
PÚBLICO ALVO
50 Famílias com crianças, idosos e pessoas com deficiência.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Foram 8 meses de execução entre setembro de 2024 a maio de 2025.
RESULTADOS ALCAÇADOS
– Houve melhora no aspecto psicológico das pessoas atendidas.
– Contribuiu no compartilhamento de conhecimento para o acesso aos serviços de saúde.
– Os participantes tiveram Orientação para acessos aos direitos socioassistenciais e dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos;